segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tuto Papel Envelhecido




aprenda como criar um papel velho no photoshop








PASSO 1 - Criando uma tela nova

Clique em FILE >> NEW. Abriremos como exemplo, uma imagem de 600x800, mas Você pode colocar valores proporcionalmente maiores, para ter uma imagem maior no fim do tutorial...Pode dobrar esses tamanhos, para tipo 1200x1600, por exemplo.

Na janela de LAYERS, crie 2 Layers novos . Nomeie o layer de baixo de BG e o de cima de FOLHA BASE. Escolha a cor Branca RGB (255,255,255), como cor de fundo e preencha o layer chamado BG, com a cor BRANCA, assim, poderemos ver melhor os detalhes mais adiante, criando um contraste entre o fundo e o papel.



PASSO 2 - Shape Básico

Bom...Agora vamos criar a nosso shape básico da folha. Selecione o layer FOLHA BASE, e clique na MARQEE TOOL .

Vamos fazer um retângulo, para servir de início para a nossa folha. Clique na cor de FOREGROUND, e selecione um CINZA Claro, tipo RGB (184, 184, 184),e clique Ok.

Com a ferramenta MARQUEE, ainda selecionada, crie um retângulo, grande, na tela, ocupando o LAYER FOLHA BASE quase que por inteiro.







Na janela Layers, procure a TAB >> CHANNELS, clique e crie um novo CHANNEL, aqui. Ele fatalmente será nomeado de ALPHA1 pelo Photoshop. E a tela deverá ficar PRETA, com sua seleção retangular sobre ela (pontilhados).

Certifique-se que o Channel selecionado é o ALPHA1 e agora encha esse retângulo com a cor branca (Foreground), clicando ALT + BACKSPACE.





Dica : ALT + BACKSPACE pinta a seleção atual, com a cor de FOREGROUND.

CONTROL+BACKSPACE, pinta a seleção com a cor de BACKGROUND.






PASSO 3 - Criando papel irregular


Agora temos um grande quadrado branco, num fundo preto, lembre-se que estamos no CHANNELS, e só usando esse canal, como CANVAS temporário para depois voltarmos para a TAB LAYERS, com o Shape básico (contorno) do papel já definido.

Essas bordas de papel, estão muito retas...Vamos carcomer e deformar essas bordas agora.

Deselecione a seleção (CONTROL + D), e vá no menu FILTER >> DISTORT >> GLASS...






Feito isso, configure as setagens, mais ou menos assim...Distortion=6, Smoothness=8 Texture=Frosted, Scaling=100%.

Veja na figura, como o Glass distorceu as bordas, causando irregularidades no papel.

Clique OK.

Mas, como nem tudo é perfeito, temos que fazer uns ajustes na munheca...Pois a distorção, apesar de interessante, tá muito parecida, em vários pontos...






Selecione o pincel, escolha a COR PRETA RGB (0,0,0), para FOREGROUND, e vamos fazer uns carcomidos "na mão" mesmo. Não esqueça de escolher um Brush pequeno, para não criar carcomidos muito parecidos com a forma do brush.





Escolha em PaintBrush Options, 100% de opacidade.





Agora sim...Comendo manualmente as laterais, você pode conseguir uma irregularidade real, que não parece simplesmente um filtro aplicado. Usamos o filtro só para dar uma mãozinha, a agora o acabamento é feito com o Pincel preto mesmo. Ai está nosso papel irregular.





PASSO 4 - E agora...Serrilhado ?


Não se aflija...Perceba que o papel, ficou legal, mas com as bordas serrilhadas depois do efeito GLASS. Quem já tentou fazer um Anti-Aliasing adicionando BLUR, sabe como fica ruim, o resultado...

Bom...O "pulo-do-gato", tá aqui... Com o channel Alpha1 clicado, vá em FILTER >> BLUR >> GAUSSIAN BLUR.

Escolha Radius = 3, que deve ficar bom...Repare que as bordas do papel, borraram um pouco.

Clique OK.






Agora , vá em IMAGE >> ADJUST >> LEVELS, e regule os valores de input Levels para : 130 , 1 , 164, como mostra a figura abaixo.

Agora sim..temos um bom anti-aliasing.




PASSO 5 - Começando a pintar.


Com o shape do nosso papel pronto...Ufa...Agora vamos começar a pinta-lo. PRESSIONE a tecla CONTROL, e mantendo-a pressionada, dê um CLIQUE no layer ALPHA1. Você verá o contorno do nosso papel, virando uma seleção pontilhada (Marquee). Vamos voltar aos LAYERS, selecionando a TAB LAYERS. Clique no layer BASE FOLHA, se ele já não estiver selecionado, e pressione ALT+BACKSPACE.

Agora Você deve ver o layer FOLHA BASE, pintado no formato do nosso papel, de uma cor cinza claro.






Dê um Right-Click, no Layer FOLHA BASE, e escolha EFFECTs, vamos colocar um efeito chamado INNER GLOW, nesse layer, e tudo que for pintado nele, com brush ou borracha (eraser), será contornado por uma leve linha esfumaçada e escura...Isso adicionará sujeirinha e relevo, em todos os detalhes que adicionaremos a este layer. Regule os valores do Inner Glow, Mode = NORMAL, Cor = PRETO (0,0,0), OPACITY = 75% , Blur = 8 e Intensity = 0.





PASSO 6 -Layer que coloriza o papel.


Para ter total liberdade, prefiro trabalhar com , separando todos os layers que puder...O Layer de luminância (FOLHA BASE), sem cor, um ou mais layers que colorizam os outros abaixo dele, e alguns layers adicionais para detalhes adicionais. O quanto mais você separar, mais liberdade terá de para fazer alterações.

Assim sendo, vamos criar alguns layers novos a partir de agora...O primeiro, será o COLORIZA1 , crie-o, e mude a cor de Foreground para RGB (172, 154, 112), mude o BLEND MODE de NORMAL, para COLOR .
Agora, selecione o LAYER COLORIZA1, e pressione ALT+BACKSPACE, pintando assim, o layer COLORIZA1 de uma cor meio amarelada/marrom claro...Repare que o papel, foi colorizado.






PASSO 7 - Aplicando nuances na BASE.


Agora, vamos começar a aplicar nuances básicas na FOLHA BASE. Escolha a ferramenta DODGE,na TAB options, regule para 50%, e HIGHLIGHTS. Escolha um BRUSH circular, SOFTEN, bem grande, e vamos clicar 6 vezes no papel, comece por um canto, e vá clicando lado a lado. Imagine o papel dividido em 6 partes iguais. Essas são as marcações que faremos, com bolas suaves e pouco mais escuras que o papel. É sutil, mas faz diferença .

Atenção : Na verdade, a ferramenta DODGE, tem dupla função, DODGE / BURN, o primeiro CLAREIA, e o segundo QUEIMA (Escurece), podemos comutar de uma ferramenta pra outra, clicando ALT. Quando pintamos com DODGE sem pressionar ALT, clareamos, e pressionando ALT, enquanto pintamos fazemos o BURN, que escurece. Nesse passo, use essa ferramenta com a tecla ALT, pressionada.






PASSO 8 - Texturizando o papel


Escolha agora, com o LAYER FOLHA BASE selecionado, FILTER >> NOISE >> ADD NOISE, e regule os valores para Amount = 10, e Distribution = Uniform.





PASSO 9 - Queimando o Papel


Como já disse anteriormente, vamos criar vários layers. Agora vamos ao layer que simula queimaduras de luz, tempo, e fogo, no papel.

Crie um Layer, chamado BURN, e coloque-o abaixo do COLORIZA1. Mude o BLEND desse Layer, de NORMAL, para COLOR BURN .



Lembra das bolotas mais escuras que fizemos...Agora pense que o papel, é dividido, em 3 faixas horizontais, iguais...Vamos demarcar 4 pontos de dobra do papel, para simular que onde o papel, foi muito dobrado, ocorreu um desgaste maior, ao longo do tempo .


Para isso, escolha a cor preta, e com um Brush, bem SOFT, com , e de tamanho médio, vá pintando nesse LAYER de BURN, e Você verá que o papel, abaixo, começa a ficar escuro, onde Você pinta. Cuidado...Não use a opacidade desse BRUSH em 100%, diminua para 20% , e fique variando para fazer queimaduras, suaves como na imagem. Essas queimaduras iniciais, vamos chamar de dobras.








PASSO 10- Efeitos do Tempo e Manuseio do Papel


Nosso papel, já começa a tomar forma...Vamos agora colocar mais "ação do tempo" sobre a imagem...Pense que esse papel, por ser antigo, já deve ter sido manuseado por muitos, e com o tempo, por mais cuidado que se tome, traças aparecem para fazer um lanchinho, o papel, se rasga, se desgasta, etc...etc... Observando isso, vamos adicionar esses efeitos do tempo/uso ao nosso papel.

Vamos usar a ferramenta ERASER...Isso mesmo borracha...Tenha responsabilidade, ao usa-la, pois ela apaga coisas...hehehe...



Selecione o Layer FOLHA BASE, agora, vamos ver um pouco de mágica...Lembram que esse layer tem um EFFECT Adicionado a ele ? POis bem...Agora vocês verão esse efeito funcionando enquanto Você "rasga e estraga" o papel.


Selecione a ferramenta ERASE, coloque o OPACITY para 100%, e escolha um BRUSH não regular...Tipo um brush, granulado, pequeno...Para fazermos rasgos menores.

Lembra das marcações das dobras queimadas, feitas, no passo anterior ? Pois bem... Vá direto a elas...Comece a apagar com cuidado, imaginando que o centro da dobra rasgou primeiro e com o tempo/uso, o rasgo foi aumentando para fora...Ou seja...A forma que Você vai comer esse rasgo, é quase que triangular...Menos no centro e mais nas bordas.

Faça os rasgos em todos as partes que quiser. Principalmente nas marcações de dobra.

Próximo as bordas, as traças tem o acesso mais fácil, então essas partes são mais atacadas...Aproveite essa hora, e com a borracha (ERASER), faça os buraquinhos onde as traças teriam "atacado".

Você também pode imaginar que o papel foi dobrado também ao meio, e fazer um rasgo em forma de cruz, na junção das duas dobras, horizontal, e vertical.

Depois de fazer todos os furos, e rasgos, repita o que fizemos no PASSO 9 (Queimando o Papel), e adicione mais umas queimadas, sobre as novas áreas furadas e rasgadas...






PASSO 11 - Fazendo Rasgos, mais finos


Agora, como não estamos usando uma TABLET, para que todos possam fazer o tutorial, vamos ter que usar um artifício do Photoshop, chamado FADE...Ele faz com que a opacidade do BRUSH, diminua, até sumir...Simulando a perda de pressão que temos com uma TABLET.

Coloque sua borracha em 90/91% , e coloque FADE = 50 Steps.

Comece a comer o centro dos rasgos que fizemos no passo anterior, no sentido da dobra, horizontal...Assim, veja que podemos Apagar, com níveis gradativos de opacidade. Isso dá a impressão que a borracha afinou, criando um rasgo mais legal.

Lembre de afinar os rasgos, em "todos" os lugares, que já rasgou antes, que pedirem rasgos mais finos, como nas dobras.








PASSO 12 - Desgastes nas dobras do Papel


De tanto o papel ser dobrado, a fibra dele se desgasta mais rapidamente onde a dobra ocorreu. Assim, o papel, ganha várias "estrias" ao longo da sua dobra mais frequente. Nesse caso, a dobra é horizontal. Assim, vamos simular esses "puidos" com veios mais claros no Layer FOLHA BASE, usando a ferramenta DODGE (que clareia).

Escolha a ferramenta DODGE, e um brush BEM pequeno, regule DODGE, para MIDTONES, e EXPOSURE = 40 %



Agora no Layer FOLHA BASE, comece a riscar as estrias...Varie os valores de EXPOSURE para criar estrias mais claras e sutis. Faça todas as estrias necessárias...Cruzando de um lado ao outro, demarcando toda a parte da dobra...Ligando os lados com os rasgos. Para fazer as estrias, um macete, é não fazê-las com riscos retos, tente fazer riscos quase retos, mas suavemente curvos.





De tanto dobrar, as bordas interiores do papel, acabam cedendo também e rasgando...Com a borracha (ERASER), faça pequenos rasgos nesse mesmo layer (Folha BASE), onde achar que deve fazer, ao longo da dobra.

Use um brush redondo, e bem pequeno varie o tamanho para o rasgo maior (centro), e para os detalhes finos (em volta do centro).

Usando uma Tablet, você poupa muito trabalho nessas horas, pois adiciona detalhes como esse utilizando a pressão da caneta para variar o tamanho do brush. Isso agiliza absurdamente o trabalho, e o resultado também fica mais natural.









PASSO 13 - Layer de Umidade


Crie esse LAYER, sobre o LAYER COLORIZA1, e mude o BLEND desse layer de NORMAL, para COLOR, nomeie o Layer : HUMIDADE como na imagem.

Selecione esse novo Layer e escolha agora a ferramenta LASSO.






Desenhe uma seleção, em toda a volta, da borda interna do papel. Agora, mude a cor de FOREGROUND para RGB (188, 153, 69).

Inverta a seleção, pois queremos pintar somente as bordas do papel, e não o interior...Vá em SELECT >> INVERSE, ou pressione CONTROL + ALT + I.






Pressione ALT + BACKSPACE, para preencher essa seleção com a nova cor. Veja que o papel, ganhou bordar "duras" amareladas .

Vá em FILTER >> BLUR >> GAUSSIAN BLUR e escolha um valor de aprox. Radius = 8.



Agora a borda amarelada melhorou bastante, e se misturou ao papel (papiro-tutor42).Mude o OPACITY do layer HUMIDADE para 60%.






PASSO 14 - Fibras do papel


Os papiros , eram papéis muito rústicos, e não industrializados como conhecemos hoje...Por isso, eram feitos de uma junção de fibras que muitas vezes ficava aparente tanto nas bordas, quanto sob o papel...

Nesse passo, vamos adicionar um filtro do Photoshop, que vai dar uma enganada, para simular essas fibras...Não fica 100%, mas melhora a aparência do papel.

CRIE UM LAYER chamado FIBRA, coloque sua OPACITY em 20% e mude o BLEND dele de NORMAL, para MULTIPLY. Vá em FILTER >> TEXTURE >> TEXTURIZER.

E coloque assim : Texture = CANVAS, Scaling = 93% , Relief = 14, Light Direction = TOP.

Temos agora um papel, texturizado com fibras...hehehe






PASSO 15 - Hora do seu toque pessoal


Agora, vocês já devem ter sacado um monte de coisas que podem fazer, e como fazer nesse papel...Os layers estão ai...Tome um tempinho, para se desligar desse tutorial, e entender o que fez até agora...E tente adicionar novos rasguinhos aqui e ali (Passando a borracha no layer FOLHA BASE), escurecer mais algumas partes (pintando no layer de BURN).

Melhorando tudo que vimos nos passos anteriores. Que você deixou de melhorar, porque estava seguindo fielmente o tutorial.

Ps: Não que eu não confie em você...heheh...Mas acho que Você deve salvar esse PSD agora, antes de fazer algo nele...hehehe



Depois de alguns rasgos, brilhos, burns, etc...O meu papel ficou como na figura. Até esse ponto, escureci o papel, no meio na vertical, e também sobre as dobras (estrias, etc).

Dai setorizei o papel, em 6 partes iguais, fazendo brilhos e sombras, com o DODGE/BURN (Lembram, apertando e soltando o ALT), no layer FOLHA BASE. Isso deu um pouco mais de volume ao papel. Marcando mais, onde ele teria sido dobrado.



Tenham sempre em mente que uma coisa que Você faz, tem que puxar naturalmente outra...Tipo...fez um rasgo, esse rasgo, não pode ficar CRU, tem que ter sujeirinha em volta dele, tem que ter estrias, tem que imaginar toda a modificação que esse simples rasgo causou na textura do papel. Isso é MUITO importante.







PASSO 16 - Manchas de gordura, e outros líquidos...


Bom...Um papel, velho tem que ter manchas...De mofo, de bicho que morreu ali no meio (as malditas traças...hahaha), de sangue talvez, de saliva, de comida, gordura, bebida, etc...Essas sutis, manchas e porcarias que podem trazer uma história completa com elas. E isso dá mais veracidade a nossa textura.

Crie mais um layer (Prometo que está acabando...hehe) sobre o layer HUMIDADE, chamado MANCHAS. Mude o Blend de Normal para OVERLAY, com 20% de opacidade.

Dê um Right-Click nesse layer e escolha EFFECTS >> INNER GLOW. Configura assim : Mode Multiply, COLOR = RGB (46, 39, 34), Opacity =100%, Blur = 8, Intensity = 52.



Escolha a ferramenta LASSO, a cor de foreground RGB (132, 95, 5), e no layer MANCHAS , desenhe várias MANCHAS...Pode fazer várias, se manter o CONTROL pressionado.

Quando quiser aplicar uma mancha, faça o LASSO, e pressione ALT+BACKSPACE.






Depois de adicionar algumas manchas, e também detalhando mais colocando estrias (passo 11), na vertical, seu papiro deve estar mais ou menos assim como nessa figura.

Compare esse resultado com o shape do começo do tutorial ? Você realmente achou que ia dar nisso ? Hehehe






PASSO 17 - Fiapos das Fibras


Como comentei antes...Muitos desses papéis, tinham um fibras grossas por dentro, e essas fibras muitas vezes ficavam aparentes quando o papel rasgava.

Vamos adicionar mais esse detalhe ao nosso "papiro", nesse passo.

Crie um Layer chamado FIAPOS, NORMAL, OPACITY = 100. Coloque logo abaixo do COLORIZA1, e com um Right-Click, escolha EFFECTs >> BEVEL EMBOSS, deixe tudo no valor DEFAULT, e mude somente Depth = 1 e Blur = 2.

Mude a cor de FOREGROUND para RGB (50, 28, 0).



Escolha o pincel, e regule na janela PaintBrush Options, OPACITY = 100, e FADE = 30. Veja a imagem ao lado.





Escolha um Brush, pequeno, e comece a traçar os fiapos, no sentido "do papel pra fora".

Lembre-se como fibras se comportam, e tente simular isso...A trama, é na vertical e horizontal.

Veja como o FADE, faz com que a fibra se afine, enquanto você risca.






Qualquer risco que sair estranho, não hesite, mantenha os dedos no CONTROL + Z (UNDO), para criar imediatamente outro fiapo.

Faça isso, em todos os rasgos, que achar que deve...

Depois de tudo pronto, a imagem ficará mais ou menos assim :








PASSO 18 - "Lambendo" a sujeira...


Em computação gráfica, a expressão, "lamber", quer dizer, "tenho tempo pra ficar detalhando, então, porquê não fazê-lo.", hehehe...

Então, se podemos fazer algo mais...Vamos fazer... Crie um layer chamado Sujeiras naturais, Multiply, e 30% de Opacity.

Esse passo é opcional...hehehe

Selecione uma área de tamanho médio do papiro, vá em SELECT >> FEATHER e escolha um valor, tipo, 30...Agora vá em FILTER >> RENDER >> CLOUDS, e aplique... Assim Você vai criar umas manchinhas a mais no papel...



PASSO 19 - Toque final / imagens sobre o Papiro


Um papiro vazio, não diz muito...Agora que seu papel velho, está pronto, você poderá testa-lo, scaneando algum desenho legal, algum livro, um mapa antigo, usando uma imagem, ou o que você imaginar, pra colocar nele...

Jogue layers em preto e branco, sobre o papel, e coloque-os como Overlay, ou Multiply. Dê uma desgastada nos desenhos, com a borracha, e regule a opacidade para um valor baixo tipo 50%.

Assim nossa pintura digital, e composição final está pronta. Se quiser finalizar o projeto com chave de ouro, e fazer um alpha pra essa textura Siga abaixo :Bom...Agora só precisamos cortar todos os excessos de imagens em todos os layers...Baseando nosso corte no layer FOLHA BASE.Segurando o CONTROL+SHIFT, clique no LAYER FOLHA BASE e em seguida no LAYER FIAPOS, Você verá os mesmos sendo contornados por uma seleção pontilhada...Agora pressione CONTROL+SHIFT+i, isso inverte a sua seleção...Agora vá selecionando cada layer e pressionando DELETE, assim vamos aparar todas as sobras de layers que existirem fora do papel...

Depois de feito isso em todos os layers menos no Layer BG, clique na TAB CHANNEL, Arraste o Layer ALPHA1 para o lixo, e Clique em NEW, um novo Layer ALpha virá, limpo...

Se sua seleção está na tela ainda, escolha a cor branca, e pressione ALT+BACKSPACE, para pintar a seleção de branco, fazendo assim um ALPHA Channel para o seu papiro poder ser usado como textura num programa 3D, ou para ser composto em algum outro software, como o After Effects ou Combustion.

Quando salvar como TIF, TGA, escolha formato de 32Bits para salvar o Alpha.

Espero que não tenham dormido, e que tenham gostado, pois deu um trabalhão, escrever tudo isso. :)

Aqui está o resultado deste tutorial, após a adição das imagens e também um regulada nos contrastes, e ajuste de cor :



fonte: http://www.tutorzone.com.br



Nenhum comentário: